Olá PessoALL!
Tudo bem?
Aos que imaginaram que eu falaria sobre o jogo de cavalheiros entre Brasil e Costa do Marfim por causa do título do post, peço que fiquem tranqüilos: comentar futebol não é meu forte.
Temos falado bastante sobre a Copa por aqui. Marketing de Guerrilha também vem sendo um tema bem abordado. Resolvi juntar os dois e falar sobre Guerrilha na Copa.
Pois bem, pipow. Essa é, definitivamente, a Copa das Oportunidades. Claro que os mundiais passados foram permeados por boas sacadas, mas nós “marketeiros” estamos ficando bons no riscado. Apesar da Fifa tentar coibir com furor as ações de emboscada na tentativa de proteger seus generosos patrocinadores, as marcas têm se movimentado.
Vamos ver?
As laranjetes da Bavária
Uma turminha de 36 mulheres lindas causou tumulto no último dia 14 durante o confronto Holanda x Dinamarca no Soccer City. As beldades atraíram as câmeras do estádio por motivos óbvios, mas um detalhe intrigante chamou ainda mais a atenção dos holofotes: a saia das meninas trazia estampado o nome da cervejaria Bavária, que NÃO PAGOU UM MÍSERO CENTAVO para anunciar no estádio, ao contrário da Budweiser, que desembolsou uma grana preta para adquirir uma das principais cotas de patrocínio do Mundial.
E o que aconteceu com a mulherada? Assim que foram descobertas pela organização do evento, seguiram levadas pela polícia.
Quem concedeu os ingressos foi Robbie Earle, ex-jogador e até então comentarista da emissora britânica ITV. Tudo indica que ele foi demitido.
Puma, PepsiCo e SABMiller
Além de espalhar anúncios e outdoors por Johannesburg e veicular filmes para TV e Web, o trio está fugindo do arroz com feijão e inovando. A cervejaria SABMiller desenvolveu uma latinha que vira copo e criou um guia online com todos os bares que fazem parte do circuito.
E agora, o mais legal:
COMO SER PATROCINADOR SEM COMPRAR COTA DE PATROCÍNIO – BY NIKE
A Nike fez o filme mais legal da Copa e quiçá dos últimos tempos (falamos dele aqui). Além disso, a gigante inaugurou uma escola de futebol em Soweto, um subúrbio-cidadela paupérrimo que fica colado em Johannesburg, cheio de meninos loucos por futebol. Mas IMHO, o que ganhou o prêmio Coisa Linda de Meldels foi isso aqui:
A Nike simplesmente transformou o edifício Life Center, localizado na região central de Johannesburg, em uma tela gigante. Nessa tela são projetadas mensagens provenientes de Facebook, Twitter etc. Os jogadores mencionados nas postagens aparecem junto com o texto. Não vou explicar mais nada, veja isso:
GENTE, ISSO É MUITO LEGAL!
Dito tudo isso, vamos aos resultados…
O vídeo Write the Future recebeu nada mais nada menos que 14 milhões de views e uma pesquisa realizada pela Nielsen Co. mostrou que o número de referências sobre a Nike é somente O DOBRO em relação às citações da Adidas, fornecedora da bola oficial da Copa e patrocinadora do evento.
Aliás, nada contra a Adidas, mas caramba…PATROCINAR A ARGENTINA?
Devemos nos preparar para ver “algo” listrado na aparição do Maradona Nu caso algum milagre ocorra e os hermanos sejam vencedores?
E outra coisa…quando falam em Jabulani, eu lembro do Cid Moreira. É mais forte do que eu.
E fica aqui também os meus sentimentos para os Vigilantes do Peso, que perderam a oportunidade de ouro de fazer um marketing de emboscada na Copa.
Espero que tenham gostado!
That’s all, Folks!
Muito bacana essa ação. Quando pensamos que já vimos de tudo, vem essas idéias inusitadas e fantásticas. Mas minha dúvida é a seguinte: e durante o dia?! Acho que não dá pra fazer reprodução com a claridade matutina…eles só aproveitavam a noite?! e os jogos que eram realizados pela manhã?!
Parabéns pelo blog!
Oi Tharcisio!
Muito bacana, né? Eu acho que é exatamente essa sensação que todo publicitário/profissional de marketing deseja provocar… A de “putz, como é que foram pensar nisso?”
Olha, é verdade. Acho que durante o dia não deve rolar nada, e se rolar, não deve chamar tanto a atenção.
Obrigada! Volte sempre!!!!!
Má, esse post ficou acima da média!
Olha, quando fiquei sabendo do caso das holandesas, achei ridículo ter rolado prisão! (Não sei se foi só por causa da propaganda, enfim…) Mas é extremamente ousado (e mais barato) tentar aparecer desta maneira! Só que acho correto inibir, respeita os patrocinadores (como você citou!) e evita que os espectadores virem Outdoors ambulantes!
E outra, posso estar enganado aqui, mas a publicidade não acabou tendo impacto negativo em mim por conta do caso!
Mas o ponto alto mesmo foi a sacada da NIKE! Os caras não burlaram nenhuma regra de exposição, não ameaçaram demolir o prédio e conseguiram aparecer de forma bonita e elegante!!
Já faz tempo que a NIKE e a COA-COLA têm as melhores campanhas publicitárias! Dá gosto de ver!
Parabéns pelo post, Namorada!
Ui Amor! Fico feliz por vc ter gostado tanto assim!
Uma das exigências da Fifa para que a África do Sul pudesse sediar a Copa foi o estabelecimento de um Tribunal que resolvesse tudo de forma imediata e rigorosa. Um homem roubou o celular de um turista, foi julgado e condenado a cinco anos de prisão. Outros dois roubaram a câmera de outro turista e pegaram 15 anos casa. O caso da prisão das holandesas entra no mesmo esquema de rigor. Somente neste último caso, achei exagerado. Por mim era código de Hamurabi no mundo todo.
Eu também não peguei implicância pela Bavaria! Acho que se o público deles for jovem, até mandaram muito bem! Ficou divertido, pelo menos!
Definitivamente, o caso da Nike é o mais legal. Puxa vida, queria ser assim quando crescer!
Obrigada pelo comentário, Namorado! Bj!
HAHAHA nem sabia que essas holandesas foram presas por isso. que engraçado!!
Nike é fueda!
Má, sabia que a Pepsi tá veiculando uma campanha na argentina dizendo que se a seleção ganhar a copa, eles tiram a roupa igual o técnico. Vão vender Pepsi sem rótulo algum por uma semana na Argentina. Animal, né?
Beijos
Essa da PEPSI eu não sabia! Os caras aproveitaram direitinho a deixa do Cheiradona!!! Aqui iam ter que vender com rótulos extravagantes e ridículos! Rá!!!!
Elas levaram super na boa, parece que saíram rindo de lá e tudo mais!
Nossa, não fazia idéia dessa da Pepsi. Com certeza eu prefiro ver a Pepsi sem rótulo do que o Maradona sem roupa. Tudo para combater a Coca. Há-Há-Há!
Bjokas, Pá! VLW!
ahahahahahah aqui venderiam um rótulo cheio de caveirinhas, super fashion.
hahaha Pepsi by Alexandre Hercovicht.
Q da hora esse prédio. Numa hora dessas da vontade de não ter “cidade limpa”. Eu gosto do cidade limpa, mas pra um caso da hora desses podia rolar uma exceção, heheheh.
Muito da hora, né? Eu queria muito um prédio pra eu twittar. ahahahahaha.
Bjs e valeu pela visita, xuxu!!!
Olá Marcela!
Saudades de você e Mamy. Você arrasou nesse post…quanta novidade de uma vez só!
As laranjetes da Bavária foi uma ótima sacada também apesar da prisão. E a velha história…falem mal, mas falem de mim. Com certeza eles fizeram repercutir o incidente da prisão associando a marca. Não concordo muito com a prisão, acho que bastaria ter tirado as garotas do Estádio, ou melhor…não deveriam nem ter deixado elas entrarem.
O da Nike realmente foi a melhor! Que sacada! Não precisaram patrocinar a Copa e ainda tiveram mais visisbilidade do que a Addidas e uma publicidade chocante!
O Vigilantes do Peso precisam entrar logo em ação para ajudar ao Ronaldo, senão daqui a pouco só plástica pra dar um jeito na barriga dele.
E essa da Pepsi…bom antes a Pepsi nua do que o Cheiradona como disse o Christiano LOL.
Bjos gatinha!
Alê
Alêêêêêê!
Putz, que saudade! ahahaha! Anda super hiper mega ocupada, né?
Concordo também, super exagerado prender as meninas. E a prisão não fez nem cosquinha na Bavária, né?
Ebá, mais uma pessoa pra concordar que a Nike realmente arrasou. Eles são demais, não é mesmo?
Quando vier a Sampa de nv, já sabe!
Bjoka grandona!