Olá People, vamos ao post de hoje:
2 xícaras de farinha de trigo, 2 xícaras de chocolate em pó, manteiga, fermento… mistura tudo e põe pra assar por 20 minutos. Tudo seria simples se fosse igual a uma receita de bolo. Mas estamos falando de duas empresas, duas marcas, dois conceitos, duas visões, duas metas, duas cadeias de funcionários e clientes, não dá para simplesmente juntar tudo e colocar pra assar, pelo contrario. Depois da compra do Banco Real pelo grupo Santander, iniciou-se um imenso projeto que precisaria muito mais de 20 minutos, foram meses e meses pra chegar num novo conceito, posicionamento e campanha, desenvolvida pela Talent que está no ar agora. Confira:
É hora de fortalecer a marca e não falar dos serviços, por isso propor uma idéia e não um banco. E pra isso vários exemplos são dados do que é possível fazer junto, para os diferentes públicos do banco: o jovem, a família, o empresário, o universitário. Lá atrás os dois bancos praticaram a idéia do “juntos” unindo-se para tornar-se hoje um banco indispensável, e agora que ele existe por que você também não pratica a idéia e junta-se a ele? “Vamos fazer juntos? Santander, valorizando idéias para uma vida melhor. Vem junto“, convidativo ou não? Sim, essa foi a percepção que tive da mensagem. Para eles, é hora de mostrar que o mundo não precisa de um novo banco, pois eles querem ser um banco indispensável, que junto com você contribuirá para o planeta.
Gostei da redação, gostei da idéia, gostei das imagens e não é que essa musiquinha não sai da cabeça?! No meu ponto de vista a campanha está animal! Tudo muito bem pensado e criativo em cima do conceito JUNTOS, pois não parou por ai.
A Talent ousou e convenceu concorrentes a se juntarem e apoiarem a idéia em ações inéditas. No dia 16 de março, assinantes do Estadão e da Folha receberam em suas casas os dois exemplares juntos, num mesmo pacote com a seguinte capa: “Tomar decisões levando em conta mais pontos de vista. Vamos fazer juntos?”.
Além disso reuniu importantes rádios para falar sobre sustentabilidade – herança do Banco Real, que sempre apoiou a questão trabalhando com materiais recicláveis – vejam o vídeo abaixo.
Isso é só um pouco desse imenso movimento de mudança que o Grupo Santander está fazendo!
Ma, mais uma vez obrigada pelo gancho! E André, espero que tenha gostado!
Beijos
Oi Rezita, belo post!
O Santander ganhou minha admiração porque levou em conta a imagem valiosa que o Banco Real tinha construído aqui no Brasil. Geralmente, nas fusões entre os bancos, o comprado é totalmente incorporado ao comprador. E imagem, visão e valores são completamente substituídos.
A marca do menor…puf, desaparece.
Neste caso foi diferente, o Santander teve a sensibilidade de admitir que o Real tinha uma filosofia sustentável muito aflorada e que é cada vez mais importante nos dias de hoje.
Lembra da pós, Rê? A galera do Santander dizia que às vezes parecia que foi o Real que comprou de tanto que a filosofia foi preservada.
Se continuar assim… vão longe!
Beijocas!
É verdade Pa, não lembrava disso da pós, e realmente é o que está parecendo, muitas coisas do Real se mantiveram. Surpreendente a flexibilidade que o Santander teve para manter muitas coisas do Real. O que é bom tem que continuar né?! Até por que se fosse contrário correriam o risco de perder muitos clientes.
Oi Rê!
Tô amando as dobradinhas de quinta e sexta!
Cerveja e cerveja, Banco e Banco!
Ao meu ver, o que mais se preservou do Real foi o lance da sustentabilidade. Não sei como é agora, mas lembro que os talões de cheque do Real eram feitos de papel reciclado… Achava isso animal!
Super completinho o post, Rê! Mandando muito bem!
Bjoca!
hahaha..qual vai ser a próxima dobradinha?!
Sou cliente Real (agora Santander) e meu talão de cheque é de papel reciclado.. os materiais de comunicação no banco tamém eram. Realmente ficaram marcados com essa questão de sustentabilidade.
Rê,
Sensacional ver como a agência explorou bem a palavra e tornou o conceito “Juntos” tão amplo e completo! (porque, não sei se você concorda, mas pra mim, se não fosse bem amarradinho, tinha tudo pra virar banal, bobinho, né?).
Eu, particularmente, não tinha visto a campanha desse jeito antes de ler seu post! Mudou completamente a minha opinião. Achava o comercial legal e só, mas vendo as ações paralelas de sustentação, fiquei encantada! Obrigada 🙂
Acho que a dobradinha dos posts de ontem e hoje (você e Má) mostram que a comunicação de oferecimento de serviços e benefícios para bancos já era. O lance não é mais convecimento e sim conquista! Né?
Se o André gostou, não sei, mas eu adorei! 🙂
Boa meninas!
Adoro quando vocês complementam um post com outro!
Um beijo,
Cá
Que bom que gostou Ca! E que bom saber que fiz você ter outra visão..rs.. Precisei assistir várias vezes pra chegar a esse entendimento.
E é extamente o que disse, os bancos agoram querem conquistar de outra forma. Os serviços oferecidos hoje são muito parecidos.
Obrigada pelo comentário e visita!
Eu precisava de uma avaliação profissional e o seu post realmente era o que eu esperava e pensava sobre esta campanha.
Eles usaram temas que estão em evidência e souberam casar tudo direitinho (sustentabilidade, ações sociais “Grupo Afro Reggae” …).
Eu já vi este comercial várias vezes no Youtube e acessei o site da campanha, pra vc ver como gostei hehe. Acho que eles levam algum prêmio este ano.
* Detalhe: Não sou cliente do Real / Santander
Curto o trabalho de vocês e tô acompanhando.
Muito obrigado Rê!
André, fico feliz que tenha gostado! Mais feliz por curtir nosso trabalho e acompanhar sempre!
Vamos aguardar se essa campanha será premiada esse ano.
Re, adorei o post! Para ser honesta não estou acompanhando muito essa campanha, então não sabia dessa ação do Estado e da Folha. Muito legal! O que eu lembro de ter visto foi uma pesquisa no twitter que perguntava quais outras empresas concorrentes a galera gostaria de ver junto.
Eu vi na pós uma palestra com uma pessoa do marketing do Santander que foi bem enfática nisso de o Santander estar mantendo a cultutra sustentável do Real e também alguns serviços legais. Os 10 dias sem juros de um, mais a política de cheque especial do outro. E a música pega mesmo. Só de escrever isso aqui já tô conseguindo ouvir: JUNTOOOS! rs
Parabéns pelo post Re!
Beijos!
Obrigada Me! Também achei sensacional juntar concorrentes! Fico pensando aqui nos argumentos usados para acatarem a idéia! Me diz do que a publicidade não é capaz? rs
Eita… eu não sabia dessa do jornal!!! Achei muito boa! Com certeza atingiu uma parte absurda do público (considerando-se que os leitores de Estadão e Folha são a maioria no estado de São Paulo!)!
Como funcionário do Santander, posso dizer que eles estão tendo muito cuidado em fazer o cliente Real querer ser cliente Santander, e não simplesmente sumir com a marca que aquele levou anos pra criar e fidelizar clientes! Por isso o “sumiço” da marca Real é gradativa e sempre pensando em acostumar o cliente com a presença Santander, tal qual foi com o Banespa (Alguém aí lembra quando a marca Banespa deixou de existir? Aposto que não!).
Por fim, muitos produtos vantajosos dos dois bancos foram mantidos, e assim os espanhóis querem dominar o mundo!!
Parabéns pelo post, Rê!