Olá PessoALL!
Tudo certo?
A Direct Performance, consultoria de Business Intelligence, divulgou recentemente os resultados de sua última pesquisa que abordou a presença das oito principais marcas de cerveja nas redes sociais.
As marcas são:
O estudo realizado em janeiro analisou tudo o que foi falado sobre uma marca/produto nos canais sociais. Foram 130 mil posts dos usuários dos principais canais: Twitter, Youtube, Google Blog Search e algumas comunidades do Orkut. Foram monitoradas palavras genéricas (como ‘cerveja’, ‘breja’ e ‘chopp’) e também as marcas.
Principais resultados:
- As cervejas mais bem cotadas: Bohemia e a Heineken,
- As cervejas com mais comentários negativos: Kaiser e a Schin.
- Pódio dos campeões de posts: Skol é a líder, seguida por Brahma e Heineken.
A quantidade de posts foi aumentando no decorrer do mês conforme as marcas divulgavam campanhas e promoções. O melhor exemplo é da Skol, que registrou maior números de ocorrências após veicular promoções via Twitter e anunciar o próximo Skol Sensation.
No Orkut, a Skol é a dona da maior comunidade. Contudo, a maior taxa de crescimento foi, mais uma vez, da Heineken, seguida pela Brahma.
E para você? Qual é a melhor cerveja?
Vote abaixo:
Espero que tenham gostado!
That’s all, Folks!
Ma,
Sabe que ontem eu tive um treinamento sobre marketing digital e ouvi uma frase que, acho eu, descreve bem o seu post:
“Acabou – se o tempo em que o mundo real e o mundo virtual eram universos diferentes!”
Acho que, bem no começo, a internet caracterizou-se como um ambiente livre em que cada um podia assumir a personalidade que quisesse e se transformar no personagem tão desejado… Pra mim, parece a descrição ideal para um mundo de mentiras e ilusões! (Quem nunca brincou de ser o que não era em salas de bate papo do uol, né?).
A parte engraçada vem com o fato de que, apesar dessa liberade toda – é bem fácil qualquer um se esconder atrás de um computador – no final das contas, a internet acaba traduzindo, em todos os seus braços, principalmente nas redes sociais, exatamente o que o mundo real vive. Né?
– As cervejas mais bem cotadas: Bohemia e Heineken (são de fato, 2 das mais bem faladas por aqui… né?)
– As cervejas com mais comentários negativos: Kaiser e Schin (imagina Schin num Juca ou Kaiser em uma balada open bar – quem não ficaria puto?)
– Skol com a maior comunidade: uma das marcas mais consumidas pelo público jovem, coincidentemente o mesmo público que frequenta mais ativamente sites como twitter, orkut, facebook e tantos mais… certo?
É…
Acho que o meu querido Adilson Batista estava certo ontem…
Que mundos diferentes, que nada!
Hummmm…
Pra mim fica uma vontadezinha enorme de tomar uma Heineken!
Bora?!
=*
Beijo
Oi Cá!
Que frase legal! E epifânica! ahahaha.
É isso mesmo. Hoje não existe uma coisa sem a outra. E a Internet nada mais é do que um reflexo da vida off; um espelho que reflete tudo numa velocidade maluca, real time e completamente mensurável.
Se antes precisávamos de amostras para tentar traçar um perfil comportamental, hoje basta um computador, uma conexão banda larga e o Google. É um mundo totalmente disponível e esclarecedor. É a voz do consumidor traduzida em bits e bytes.
Bohemia e Heineken: são as melhores na minha opinião também.
Skol, a mais popular, na cabeça e na ponta dos dedos dos jovens, que realmente são o grupo dominante nas redes sociais.
Não investir em Mkt Digital siginifica ficar de fora da modernidade.
Adorei seu comentário. Inteligente e significante.
Bj, lôra!
Itaipava, Skol, Antartica e Brahma. Qualquer uma tá valendo.
Na época das chopadas de faculdade só tinha cerveja ruim e todo mundo achava ótimo, hehehehehe.
Oi Yuri!
ahaha ainda bem que viramos gente grande, né?
Pra lançar tem que ser Bohemia, Skol, Heineken….pra sustentar pode ser qualquer uma.
Bjos e volte sempre sempre!
“E completamente mensurável…”
Essa, pra mim, é a parte mais legal de todas!
Juro… estou encantada com o mundo on-line!
🙂
Sabe que ontem vi também um negócio bem legal sobre a mudança que a internet trouxe para o modo como as marcas se comunicam… acho que vale falar por aqui:
Provavelmente todo mundo já ouviu a frase:
“A publicidade tem o intuito de convencer os consumidores a comprar produtos que eles não precisam. Criar necessidades e aumentar lucratividade baseado na conquista e na persuasão.”
Mais um dos ditos prontos que essa tal internet destrui.
Acabou a comunicação push.
A internet criou um novo conceito revolucionário:
SINCRONICIDADE!
Hoje em dia não é a marca quem empurra a mensagem para o público, mas sim o público que puxa a mensagem desejada para si! Comunicação pull total!
Exemplo:
Você acessa o google e pesquisa viagens!
De repente, sutilmente vem até você uma propaganda da Gol ou da TAM oferencendo passagens a preços incríveis.
Sensacional né?
Imagina quão maior é a chance dessa passagem ser vendida do que se essa comunicação estivesse na TV, sendo oferecida para milhares de pessoas que sequer pensa, em viajar?!
Ótimo né?
Acho que a internet oferece a possibilidade da personalização da comunicação – tanto pra quem vende quanto pra quem compra!
É a oferta certa, na hora certa, pra pessoa certa!
🙂
E viva o google!
Chega né?
Falei demais.
Outro beijo morena!
Obrigada pelo elogio ao meu comentário!
Huhuhu!
É o fim da comunicação push! Boa!
E a Era do Marketing de Interrupção começa a dar seus sinais de Adeus…
Colaboração, engajamento, conectividade, quabra das barreiras de tempo e espaço… Só temos a ganhar nesse novo mundo. Resta agora esperar o estabelecimento das diretrizes para este novo mundo, mas que já está sendo norteado pelas associações competentes (Ex. IAB).
Adorei a discussão. Amo!
Bj, flor!
Xiiii, vocês duas jogaram um monte de conceitos que eu não manjo, mas de cerveja… acho que também não! Caceta eu votei na Itaipava! Desde que tomei pela primeira vez (idos de 2003), gostei demais! E a Antarctica eu não consigo tomar! Vai entender… completamente diferente da maioria!
Legal saber que fazem esse tipo de “pesquisa”, mas será que as próprias empresas fazem essa análise?
E a Heineken? Quem é a distribuidora no Brasil? Será que eles têm noção de quão bem vista é essa marca?
Post legal por demais, Má!
Beijo!
Oi Chris!
Até parece q não manja…é o meu “pautador” oficial!
Pesquisando sobre a Heineken, olha o que eu achei:
“O grupo holandês Heineken comemorou bastante a aquisição da cervejaria mexicana Femsa por 7,7 bilhões de dólares por meio de uma troca de ações. A empresa não esconde que, além do interesse no mercado mexicano, também queria ter uma porta de entrada no Brasil, onde a Femsa é dona de marcas como Kaiser, Sol e Xingu”.
Já em relação a distribuição no país fica a cargo de uma rede de franqueados que são, na maioria, também franqueados da Femsa Coca-Cola Brasil.
Obrigada pela visitinha e comentário, namorado.
Bj!
marcela,blz.sou da regiao nordeste,sul da bahia e quero defender o palalar de nos baianos e que aqui gostamos mesmo e da schin cerveja leve e gostosa!mas tive passando alguns dias no sudeste mg e sp e realmente nao e o mesmo sabor.creio que deve ser pela qualidade da agua!tambem quero deixar registrado que recentemente saiu uma pesquisa que a schin tem 47¨% do mercado norte e nordeste. um muito obrigado;fique com deus!!!!!!!!!
Oi Jackson! Belezinha, e vc?
Eita terra boa a sua, hein?
Olha, essa é uma informação bem legal. Em um país de dimensões continentais, não é surpreendente que o paladar seja tão diferente de uma região para outra.
Além de ingredientes diferentes, acho que casa praça tem suas especificidades. É primordial adequar as características do produto para o público que o consome.
E 47% é realmente um número bem expressivo!
Muito obrigada por sua visita e comentário!
Um abraço,
Marcela