Campanha boa é assim, lançada antes do carnaval e ainda gera um buzz enorme…
Muita gente comentando, twittando, procurando informações e claro que as Garotas não ficariam fora de mais este zumzumzum.
Ainda mais depois do anúncio da proibição do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) ao comercial Devassa Bem Loira.
O Conar alega que a campanha possui forte apelo sensual, estimulando assim o consumo de álcool excessivo, além de desrespeitar a figura da mulher.
Acho bem complicado falar sobre a situação desta liminar, porque para muitos está mais parecendo pressão da concorrência do que qualquer outra coisa. Dos 6.528 twitteiros que postaram sobre o assunto: 61% foram contra a decisão, muitos declararam como “ridícula” a atitude. 3% foram a favor e o restante apenas declarou o fato sem expressar opinião.
Eu, como mulher e publicitária, achei a campanha muito bem elaborada e não me senti em nenhum momento ofendida. E ainda acho que não teria personalidade que representasse melhor a marca do que a escolhida para tal: Paris Hilton, a assumida devassa bem loira.
O outro lado da tampinha
A empresa Schincariol declarou por meio da assessoria de imprensa que “entende que o filme estrelado pela modelo Paris Hilton não ofende, em nenhum aspecto, a qualquer norma ou orientação emitida pelo Conar. Apesar disso, a Schincariol acata a decisão e já trabalha na defesa do caso”.
Agora o filme original só poderá ser visto pela internet.
Mas como uma boa campanha publicitária, a Devassa não ficou quieta e, de forma bem-humorada, fez um novo filme brincando com a interrupção feita pelo CONAR.
Neste comercial, Paris Hilton aparece bem pouco no final, dizendo o nome da marca com seu sotaque americano: DEVASSA… O mais criativo foi o que fizeram com o logo, onde a mulher seminua, aparece com uma tarja preta cobrindo os seios.
De acordo com a assessoria do Conar, a suspensão não contemplava a totalidade da campanha. O objetivo era apenas retirar alguns aspectos das peças, que feriam o código de autorregulamentação do setor.
Bem, continuo achando que a campanha tá ótima, ainda mais pelo buzz que está gerando. Que marca não gostaria de estar nessa posição???
E você, o que achou sobre a liminar do CONAR?
Acredito boa parte da repercussão se deve à própria proibição do Conar, que gerou bastante polêmica e todos esses comentários no twitter e afins. Não sei até onde o mérito é da campanha em si ou só reação das pessoas à isso.
É verdade que de qualquer forma com tudo isso a marca Devassa ganhou bastante destaque.
Já da campanha, pontos positivos foram o teaser online “bemmisteriosa” e a escolha da Paris Hilton que além de devassa, é sinônimo de polêmica e confusão e no final acabou combinando bem com essa história toda.
Um ponto importante aqui: alguém já experimentou a cerveja??
Oi Luciano!
Experimentei já faz um bom tempo a Devassa Negra (Dark Ale) e, para o meu paladar, achei bem forte.
A Loura ainda não!
Abs
Marcela
O que eu li é que essa Bem Loura é uma versão mais para competir com as cerevejas da Ambev, enquanto as Devassas Negra e Ruiva continuam sendo mais premium. Essa distinção foi justamente para não desvalorizar a marca Devassa que é bem forte lá no Rio, nesse setor de cerveja “gourmet”, artesanal. A Bem Loura então, seria uma “versão B” da Devassa por assim dizer. Tanto que as outras nem são vendidas em latinha, mas sim em garrafa. Nunca bebi Devassa, com certeza vou experimentar. Mas outra dúvida que fica no ar é se essa campanha para a Bem Loura, que é industrial, não vai desvalorizar a já consolidada imagem da Ruiva e da Negra, de cerveja Premium.
Beijos crianças!
Ola Luciano, muito legal seu ponto de vista. Obrigada pela visita, as Garotas agradecem.
Também acredito que a repercursão da marca ficou maior pela proibição do Conar, mas o interessante foi eles criarem um comercial brincando com a situação.
Gerar buzz é o que todos anunciantes querem….
Agora como você falou, precisamos acompanhar se todo esse buzz ta gerando venda ou não.
Abraços.
Eu ainda não experimentei Lu!!!!! Pela primeira vez, ontem vi no pdv!
Tô morta de curiosidade para experimentar.
Aqui no Rio (e até em BH) a Devassa tem realmente esse posicionamento, é um produto premium, tanto que os pontos de venda são restritos e muita gente realmente só ouviu falar da cerveja agora com a campanha (e se alguém quer buzz Paris Hilton é a pessoa certa, ao que parece). E o Conar só ajudou.
Eu já tinha experimentado a ruiva e a negra e realmente são para um paladar mais acostumado, vamos dizer assim. Preciso experimentar essa Bem Loura mas parece que o alvo dela são mesmo as pilsens normais.
(Só pra complementar, aqui no rio a Devassa é não só uma marca de cerveja como também uma rede de restaurantes na zona sul)
Oi João, obrigada pela visita e pelo comentario….
Aki em SP também tem um barzinho que fica na Al. Lorena( próximo a Av. Paulista) que é da rede daí do Rio…
Já fui uma vez e achei bem legal… o cardápio é amigo do cliente e toda a temática do ambiente é bem descontraído.
Quando fui pro RIo, no aeroporto também tinha um quiosque Devassa…
Bjs
Olá Sôsô,
Parabéns pelo post. Depois de lê-lo corri para ver o comercial proibido no Youtube. Achei interessantíssimo. Até eu que não sou chegada a uma cerveja loura (prefiro a preta) me deu vontade de experimentar essa “Devassa”! LOL
Eu não achei nada de mais no comercial e não me senti desrespeitada como mulher em momento algum, pra falar a verdade deu até uma pontinha de inveja, pois Paris Hilton ficou maravilhosa de Devassa LOL Coisa que ela não deve ter tido dificuldade pra representar, pois todos sabemos que ela é uma “Devassa” chic e poderosa…e cá pra nós…ela podeeee ser Devassa! LOL
Outra coisa, quanto ao CONAR dizer que essa campanha incentiva o consumo de álcool isso é brincadeira né? Qual é o comercial de cerveja que não incentiva o consumo de álcool!? Não é essa a finalidade de um comercial de bebidas!? Fazer com que os consumidores desejem consumir a bebida!? Isso é elementar né gente!?
Com essa “arbitrariedade” (digamos assim, pra não dizer coisa pior) do CONAR só me leva a concordar com a opinião da maioria acima no seu post: “está mais parecendo pressão da concorrência”.
Bjos,
Alê
Ola Ale…
Obrigada pela visita…. e concordo com seu comentário..
Paris Hilton pode sim ser a Devassa!!!
Sobre o Conar dizer que incentiva o consumo é complicado mesmo, mas há um tempo atrás foi criado uma lei que tinha algumas regrinhas para ser criado um comercial de cerveja.
E esse item era um deles. Ironico nao? rsrsrsr
bjs!!!
Oi pessoal,
Adorei o post e os comentários, gostaria apenas de registrar que recomendo a bem loura long neck, não sei se a lata é igual, mas para mim que sou uma apreciadora botequeira, no mercado não há outra melhor.
Bjs e um especial para a Sosô !!!
Oi Dri….
Brigada pela visita e pelo bj especial!!!!
É pessoal, acho q podemos confiar na opinião da Dri… ela é apreciadora botequeira mesmo…rsrsr
Bjao e volte sempre…